segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cordelista macaibense por Adriana Alves Silva

Francisco Queiroz da Silva
Chico Pombinha
Imagem:Hailtonmangabeira.blogpost.com
 
 Francisco Queiroz da Silva, conhecido como Chico Pombinha, nasceu em Macaíba no dia 28 de outubro de 1951, filho de Antônio Queiroz da Silva e Julieta Queiroz da Silva casado com Lúcia, com quem tem três filhos.
     Foi funcionário público durante 12 anos na Escola Estadual Alfredo Mesquita Filho, atualmente é comerciante de Macaíba.
    Tem como passatempo escrever Literatura de Cordel. 


Maria Luzinente
Imagem: cerublog.blogpost.com

Maria Luzinete Dantas Lima, nascida em Macaíba, RN, em 15 de fevereiro de 1961, licenciada em História pela Universidade Potiguar e professora da rede Estadual, onde começou a lecionar na Escola Estadual Henrique Castriciano de Souza e Atualmente está lecionando na Escola Estadual Dr. Severiano além de ensinar também na rede Municipal de ensino da cidade de  Macaíba.Alguns dos cordeis que Luzinente escreveu foram: ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL EM LINGUAGEM POPULAR, LEI 10.639/03, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E HISTÓRIA DE NÓS MESMOS, ENTRE OUTROS.

Hailton Mangabeira
Imagem: hailtonmangabeira

Hailton Alves Ferreira nasceu em Macaíba no dia 9 de janeiro de 1973 é o filho mais novo de Manoel Francisco Ferreira (seu Néo) e de Josefa Alves de Medeiros Ferreira ( Dona Zefinha). Graduado em educação, ensina em São Gonçalo do Amarante e em Macaíba. Entre os inumeros cordeis que escreveu estão: MACAÍBA, MANANCIAL DE NOBREZA, AUTA DE SOUZA, CASARÃO DOS GUARAPES, TAVARES DE LYRA, ALBERTO MARANHÃO, ESCOLA DOMÉSTICA, ENTRE OUTROS.



Galdino Vieira de Azevero
Galdino Vieira de Azevedo, nasceu no dia 27 de fevereiro de 1955, em um dia de domingo ás 22 horas, na cidade de Macaíba, filho de Elias Vieira de Melo e de Jovelina Vieira de Azevedo, fruto desse casamento nasceram 16 filhos, ( contando com Galdino). seus padrinhos de batismo são Euclides Ribeiro Leite, Antonia Vieira Leite e Rejane Holanda, foi batizado pelo vigário Xacon, seu padrinho de crisma Antonio Mumbaça. Escreveu o cordel HÁ MAIS DE MEIO SÉCULO, ELIAS E jOVELINA 12/1954. VEZ UM CORDEL EM CONJUNTO COM JANDIRA DA SILVA FREIRE, JOELSON GUEDES DA FONSECA, MARIA DE FÁTIMA COSTA ELIAS, ISAÍAS DE MEDEIROS E CLÁUDIA NOGUEIRA DE SOUZA RIBEIRO. DE NOME MACAÍBA E SUA POETISA " AUTA DE SOUZA". ENTRE OUTROS.


Adriana Alves Silva
Graduada em História

Nenhum comentário:

Postar um comentário